WCM Brasil

O que é WCM e o papel da indústria 4.0


A metodologia World Class Manufacturing (WCM), ou produção de classe mundial, é capaz de melhorar processos e auxilia na otimização da produção, permitindo que máquinas funcionem sem pausas, com total segurança e qualidade.

Como ponto importante da automatização, sua principal função na Indústria 4.0 é permitir o alinhamento da produção com tecnologias de manufatura, tendo como referência o uso de dados para otimizar os resultados.

O que é WCM?

O WCM é um programa de excelência operacional baseado em pilares técnicos e gerenciais, dez de cada. Nos dias atuais, o método é considerado a mais importante tendência com foco na qualidade.

O objetivo central de WCM é zerar as falhas, perdas, defeitos, resíduos, entre outros problemas. A partir da busca por alta eficiência, as mudanças são implementadas tendo como referência o melhor desempenho da planta.

O WCM deve ser utilizado nas empresas em etapas, a partir de treinamentos, mudanças nos processos da corporação e práticas claras, tendo compromisso no direcionamento e nos resultados.

A aplicação do WCM acontece pelo:

Como implantar o WCM?

World Class Manufacturing
logo_rodape
 

Colocar o World Class Manufacturing em prática não é uma tarefa fácil. Não basta apenas aplicar as técnicas, pois haverá uma otimização ineficaz que dependerá sempre de um supervisor para garantir que os padrões estabelecidos serão seguidos.

Para implantar o WCM com sucesso, é necessário uma mudança na cultura da empresa e na mente dos colaboradores, a partir da compreensão da filosofia de redução de desperdício, indo da gerência aos operadores. Após a incorporação desse valor, a sua empresa estará pronta para a inserção do método.

Inicialmente, recomenda-se selecionar uma área modelo, ou seja, o setor da empresa que apresenta o pior rendimento, pois é o que possui maior chances de apresentar impacto positivo. Em seguida, os pilares de WCM são colocados em prática, alocando profissionais qualificados para realizar o projeto.

Ao executar esses primeiros passos, será possível ter um controle maior sobre o processo, garantindo resultados significativos e, assim, replicar a técnica para o resto da organização com os ajustes necessários e lições aprendidas no primeiro momento para não haver erros.


Conheça Nossas Soluções Fale Conosco
 
FALE CONOSCO
X